Dunas PreO e TempO (31-05-2014)
Categoria: Competição
Mapa/Área: Dunas de Cantanhede
Organisação: Ori-Estarreja
País: Portugal
Disciplina: Ori-Precisão
Dunas PreO - Orientação de Precisão

Depois da minha participação nos Campeonatos Europeus de Orientação de Precisão aguardava com alguma curiosidade estas duas etapas (PreO + TempO). Curiosidade pois teria como traçador de percursos o Nuno Pires mas também porque teríamos uma participação massiva de atletas nacionais.
Enquanto que para o PreO me sentia relativamente confiante o mesmo não acontecia com o TempO (algo que se revelou nos resultados).

Vou falar um bocadinho da minha abordagem aos pontos do PreO... Ao TempO lá iremos..

Ponto prévio.. Iniciei a prova no meu jeito trapalhão.. esqueci-me de colocar o relógio a contar o tempo e nem sequer consegui encontrar o tempo máximo de prova (burro... estava na sinalética...). Dado não ter feito nenhum trabalho de casa entrei completamente ás escuras... Sabia apenas que o traçador era o Nuno o que me indicava que poderiam haver muitos alinhamentos...

Ponto 1... Pareceu-me logo obvio que o mais fácil seria através do cálculo da distância entre o tronco e o centro do círculo ao longo da estrada.. Ora isso segundo as minhas contas daria mais ou menos 17/18 metros... Contudo devo ter dado passos demasiado grandes porque terminava sempre entre as baliza A e B. Para tentar tirar as dúvidas fui ao cruzamento de do caminho com a estrada e tracei azimute... Que me deu a baliza B.. Ou a minha bússula não se porta bem ou eu não sei traças azimutes. A resposta certa era a A.
Ponto 2.. Não havia dúvidas penso eu.. Resposta E.
Ponto 3.. Era visível a distinção entre as duas zonas de depressão marcadas no mapa. Uma interior e outra exterior... A baliza estava claramente na exterior.. Resposta Z
Ponto 4... Tenho de admitir que neste ponto tive de recorrer ao fator...sorte... Tentei diversas soluções mas nenhuma me dava uma resposta. A melhor ajuda foi um alinhamento entre o buraco e o ponto de cota que passava praticamente na baliza A. O que a excluía.... Agora faltava saber se era B ou a Z.. Tentei aperceber-me do final da depressão mas até isso não era claro.. Acabei por apostar na B e corretamente...
Ponto 5...O Esporão era bem visível e identificável.. A baliza A estava claramente muito em cima...A dúvida passava por saber se era a B ou a C... contudo a C estava na base do esporão e não na parte inferior.. Daí a resposta B.
Ponto 6... À primeira vista parece uma B.. Mas analisando bem o mapa o centro do círculo está colocado num sítio em que não seria possível ver a baliza do ponto de observação.. Resposta Z.
Ponto 7...Claramente uma Z.
Ponto 8..Identifiquei mal o esporão. Deveria ter reparado que a baliza estava colocado no esporão "mais saído". Respondi A.. Era uma Z.
Ponto 9.. A baliza estava colocada quase ao nosso nível.. Nunca próxima do cume como marcava o círculo. Resposta Z.
Ponto 10.. O cume era claramente identificável. A questão dizia apenas respeito à direção. Ao longe a baliza parecia mais estar a Norte do que a Nordeste. Contudo e como não tinha a certeza disso apostei e bem na resposta A.
Ponto 11..Mais um problema daqueles.. Não consegui encontrar nenhuma referência evidente que seria a resposta B. Tracei azimute junto ao cume do lado esquerdo do caminho e dava-me a B mas nao conseguia identificar no terreno a cota que estaria junto à baliza o que me deixou com muitas dúvidas... Arrisquei.. e acertei.
Ponto 12.. Não sei que alinhamento tracei que me deu C. Analisando agora um alinhamento do esporão com a cota dava o centro do circulo e nao passava na baliza C.. Mas no terreno não sei como consegui fazer como que esse alinhamento passa-se na baliza. Reposta Z , respondi C.
Ponto 13.. Resposta B. Nada a dizer.
Ponto 14... Além da enorme dificuldade em ver uma das balizas não consegui distinguir claramente as cotas.. Resposta B, respondi A.
Ponto 15.. Alinhamento entre a árvore isolada a sul do ponto e o tronco a noroeste dava a baliza correta. Resposta B.
Ponto 16.. Claramente Z.
Ponto 17..Alinhamento entre o cume e a reentrância dava a baliza. Resposta A. Acabei por ter esta resposta anulada por me ter enganado ao picar no cartão de controlo. Piquei no quadrado C quando era uma resposta de A ou Z. Uma distracção que me valeu um ponto e dois lugares na classificação do PreO.
Ponto 18.. Identifiquei o cume e a cota a noroeste do ponto permitia chegar à cota do ponto. Resposta A.
Ponto 19.. Apesar de ter demorado bastante tempo a responder a baliza estava colocada no final do fosso e o centro do círculo nao estava de todo no final do fosso. Resposta Z.

Quanto aos pontos cronometrados acertei os 3 problemas em 20 segundos.
Resultado final: 6º classficado com 14 respostas corretas.

Quanto ao TempO....Foi uma desgraça... Tentei ser rápido mas acabei por me precipitar em todas as estações. Vou aguardar pelos mapas para tentar perceber o porque de tantos falhanços. 21º classificado.
Mostrar comentários (0)
 
Dunas PreO e TempO (31-05-2014)